quarta-feira, 12 de março de 2014

A idiotia do preconceito, e o que você pode fazer



Que mundo deixaremos para as gerações seguintes? O que vão ter que enfrentar quando tiverem que encarar a sociedade doente que temos à vista? Nos últimos tempos temos assistido a uma escalada das manifestações racistas, homofóbicas e contra tantas outras diferenças.
O preconceito sempre existiu na humanidade, mas as doenças sempre existiram também e nem por isso as pessoas se conformam com elas. Sim, a comparação é boa, porque o preconceito é a doença que mais mata a humanidade. É como uma tortura, posto que a vítima dela vai sendo corroída e morta aos poucos, é assim que me sinto quando sofro com isso, é assim que me sinto vendo outras pessoas passando por isso.
Sempre se tentou inventar uma história de que o povo brasileiro é tolerante, e essa é a maior mentira que já se contou sobre o povo brasileiro. Pior ainda, é viver no estado mais racista e preconceituoso do Brasil, no caso, o Rio Grande do Sul. Não por conta dos últimos acontecimentos, mas pelo que vejo e sinto desde que eu existo.
Não sei o que leva uma pessoa a se achar superior a outras por algum tipo de característica física ou social, mas o que eu sei é que um bebê não é preconceituoso, ou seja, isso se aprende a ser. Não creio que seja possível fazer uma mudança de consciência nos atuais imbecis que circulam socialmente e que tem esses valores, mas com a nova geração, quem sabe.
Em muitas ocasiões parece que essa mudança está ocorrendo mas então, vem Feliciano, Bolsonaro e Heize para nos mostrar que está tudo pior do que antes. Esses sujeitos são a parte escatológica da sociedade, contudo, mais ainda são aqueles que os elegeram e os aplaudem. Isso demonstra que o racismo e a discriminação estão crescendo por baixo da terra, sem que a gente possa ver, e quando menos esperamos esse vulcão entra em erupção e retornamos ao ponto zero da intolerância e da idiotia.
Se o querido leitor acha que eu estou exagerando ou sendo radical, imagine passar a vida toda tendo o dedo apontado na sua direção, e nãopara elogiar, mas para chamar de “defeituoso”, “coitado” ou coisas bem piores. Não há quem ainda não tenham sofrido preconceito, mas a questão é como e o que fazer com essa sensação amarga.
A gente pode se dar conta de que um preconceito por mínimo que seja é uma violência e decidir não seguir esse caminho se colocando no lugar do outro e romper com essa corrente que nos levará à bestialidade, ou continuar agindo assim e contribuir para a degradação de nossa sociedade, cada um que escolha o seu lado.
Tudo isso fica ainda mais potencializado com a emergência das redes sociais, já que no Facebook e no twitter tem ficado cada vez mais evidente uma tendência de as pessoas acharem que podem dizer o que querem sem pensar nas consequências, se escondendo por trás de fakes e outros artifícios. Ao menos antigamente o preconceito era face a face.
Mais do que isso, esse comportamento antissocial tem ultrapassado a esfera cibernética e tomado conta das ruas, perceptível nas manifestações cotidianas, inclusive as consideradas adequadas, como o uso do politicamente correto para “escamotear” a discriminação . O preconceito muda de forma, fica mais ou menos explicito, mas ainda assim está sempre presente.
O problema é que quando acontecem casos de preconceito de qualquer ordem que repercutam na mídia, cria-se certo clamor e comoção popular, mas na semana seguinte tudo cai no esquecimento e o preconceito volta para baixo do tapete, e continua crescendo.
Não há um processo educacional e de mudança de mentalidade social, algo que acontece nas pequenas coisas, como não usar o termo “denegrir”  por exemplo, que parece uma coisa pequena, mas é nos detalhes que se mudam as mentalidades.
Também acho que a bandeira escolhida por aqueles que lutam contra o o preconceitos é errada muitas vezes. Ao pregar a igualdade, talvez estejamos justamente dando argumento para aqueles que esmigalham a diferença. Nós não precisamos e não devemos ser iguais a ninguém.
Nós temos é que ser diferentes, e quanto mais diferentes melhor. É preciso ostentar o estandarte da diferença. Talvez seja interessante perceber que o diferente nos enriquece e não nos invalida, que a diferença é o que confere beleza e colorido à sociedade. Não uma diferença que a gente possa controlar, tolerar ou “apenas” conviver, mas sim, que a gente possa compartilhar e acolher, que o respeito a quem não é como eu seja condição irrevogável na sociedade.
Ainda acredito que todos nós possamos chegar a uma sociedade que valorize a diferença, onde os preconceitos se resumam a um mínimo ou que ele não exista mais. Se eu não tivesse crença nisso eu não estaria lutando para mudar esse quadro com atitudes cotidianas, com meu trabalho e dando a minha vida por essa causa.
O suor de sempre e as lágrimas de agora hão de ser combustíveis para que eu continue a minha luta. Muitas vezes dizemos que o mundo tem que mudar, mas que tal se começarmos essa mudança por nós mesmos?.
O mundo só mudará quando cada um de nós mudar, e isso não depende de governos, leis ou de outras circunstâncias, é papel seu, meu, de todos. Pode ser uma ideia puída e utópica, mas que ainda não foi tentada, que tal se a gente começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário