quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Audiodescrição do videoclipe da música "caminho certo"

Hoje assisti a algo realmente inovador, pelo menos para mim, um videoclipe musical com audiodescrição. Mais uma das grandes sacações competentes da Mil Palavras (sobre a qual já falei em um dos meus textos e que confesso as vezes ficar SEM palavras para descrever o quanto admiro).
Com roteiro escrito por Mimi Aragón, Gabriel Schmitt, Letícia Schwartz, Márcia Caspary, Jorge Rein, Bruno Paiva, Tina Gonçalves e Marilena Assis. e narração de Kiko Ferraz, foi audiodescrito o videoclipe da música “Caminho certo”, da cantora Luiza Caspary. A canção é muito boa, a voz de Luiza é delicada e bela, nos faz ter vontade de ouvir mais, muito mais...
É importante para aqueles que não enxergam terem contato com diversas possibilidades midiáticas, proporcionar acesso - e de preferência de qualidade - à arte. Eu sempre fui da opinião de que tanto a audioleitura como a audiodescrição não são apenas recursos de acessibilidade, mas também, criações artísticas, que apresentam interpretações e sentimentos sobre uma obra, e sobre o mundo.
Em minha opinião, isso acontece quando há um bom roteiro, com clareza, concisão e boa narração, algo até raro. Pois bem, acho que assistir a esse videoclipe foi como ouvir a duas obras de arte que apresentadas juntas não ofuscam o brilho uma da outra, seja a música ou a audiodescrição do clipe, estão muitíssimo bem feitas. Não á toa eu já ouvi mais de duas, três vezes.
É muito importante valorizar essas iniciativas pois aumentam nossas possibilidades de acesso, ampliam nossos horizontes no que tange ao nosso enriquecimento cultural. Apenas ouvir um videoclipe para muitos podem não interferir no resultado, afinal, em tese o que importa é a canção.
Mas não é exatamente assim, se pensarmos que o grande sucesso de Thriller de Michael Jackson, foram as imagens, as quais garanto que nenhum cego viu. Quero dizer com isso que alguns videoclipes são mesmo como curtas-metragens, como no caso de Primavera, de Los Hermanos, assim como em Caminho Certo.
Outro grande mérito da audiodescrição foi o fato de dizer o nome dos músicos presentes na gravação e que imagino eu, foram os mesmos que gravaram a musica. Sempre tenho curiosidade em saber quem tocou esse ou aquele instrumento.
Enfim, usando um pouco das estrofes da canção, eu diria que fazer a audiodescrição deste clipe, foi mesmo um caminho certo e uma escolha perfeita. Música de qualidade é bom... um clipe de música boa com bela audiodescrição, não tem preço!

Abaixo o link para assistir:
http://www.milpalavras.net.br/o-caminho-certo-videoclipe-com-audiodescricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário