domingo, 9 de setembro de 2012

O saboroso aroma da acessibilidade


O simples ato de ir a uma cafeteria com os amigos para confraternizar ou para uma reunião de trabalho pode ser uma grande aventura para as pessoas com deficiência visual, principalmente, para aquelas que gostam muito de comer e beber bem. Normalmente, os cardápios têm as letras tão pequenas que é difícil até para quem enxerga bem escolher as opções da carta.
Há algum tempo atrás, isso não me incomodava, já que eu preferia esconder inclusive de mim mesmo certas dificuldades, e usava o velho truque de dizer: “o mesmo pra mim também!” mesmo odiando o que minha companhia pedira; Se estivesse sozinho ou algo assim, pedia apenas um expresso, afinal, isso tem em todo lugar.
Depois que desencanei um pouco de ficar envergonhado de pedir ajuda, passei a pedir que meu acompanhante lesse para mim os cardápios. Contudo, há dois problemas nisso: primeiro, eu continuo me constrangendo cada vez que peço a alguém para ler toda a carta, já que até eu acharia isso chato. E, segundo, que até a pessoa ler tudo, eu já esqueci as primeiras opções que me foram lidas. Logo, me sinto incomodado na maioria das vezes que isso acontece, e sempre acabo pedindo o bom e tradicional café expresso, sem saber que a vida pode ser bem mais saborosa que a entediante tradição.
Pois, descobri uma cafeteria lá no fim do arco-íris, na verdade no bairro Menino Deus, quase do lado da minha casa, e que para mim é agora um eldorado de possibilidades. Certa vez, marquei as queridas amigas Márcia Caspary, Mimi Aragón e Mariana Baierle de irmos ao Café Gourmet Florybal para deliberarmos sobre nossos trabalhos de AD, escolhendo a tal cafeteria perto de casa.
Chegando lá, a mesma história de sempre, até que... uma das pessoas que me atendeu começou a conversar comigo sobre os temas de acessibilidade e sobre a dificuldade em ler cardápios com fontes minúsculas. Disseram-me que providenciariam um cardápio com fontes ampliadas, e como eu nunca tinha visto isso, muito menos sendo iniciativa do proprietário sem que tivesse ordem judicial ou muita reclamação, estranhei e desconfiei um pouco.
Semana passada, fomos novamente nos reunir na Florybal, e confesso que passei por um dos instantes mais felizes que já tive: recebi um cardápio com fontes ampliadas. Conseguia ler tudo que eu desejasse, pude escolher tranquilamente dentre todas as opções, algo que jamais havia feito sozinho. Essa sensação de independência é muito boa, ainda mais com aquela infinidade de cafés deliciosos que servem por lá. Ah, se todos os lugares fossem assim...
O mais legal, é que o pessoal que trabalha e gerencia o local nos trata muitíssimo bem, e desde o inicio se mostraram interessados em saber como fazer para ampliar as fontes da carta, que possibilidades ficariam melhores. É algo acolhedor para nós, ver que as pessoas respeitam nossas peculiaridades e necessidades. Segundo o pessoal da Florybal, a intenção é que proximamente haja um cardápio em Braile, e que o espaço será adaptado para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.
É ótimo ir a um lugar e ser bem recebido, em um ambiente lindo, com comidas e bebidas deliciosas, e principalmente, com aquele aroma de acessibilidade pairando sobre nós. Parabéns à Florybal pela iniciativa, quem sabe mais locais tomam essa atitude exemplar conosco. Cabe a nós com deficiência visual, darmos preferência a esses lugares que se importam com a gente, então fica a dica, café sem se incomodar e com direito a escolha é na Florybal.
A cafeteria Florybal está localizada na na Av. Getúlio Vargas, nº 736, bairro Menino Deus – Porto Alegre
Abaixo algumas fotos do cardápio com fontes ampliadas e do ambiente da cafeteria (caso queiram AD das fotos, eu faço pra quem pedir, mas a postagem ficaria ainda mais longa se eu aqui as fizesse).
 
(Descrição da foto)
O cardápio com fonte ampliada ocupa praticamente toda a foto. É uma folha branca que mostra, no alto, o título "Chocolate. Café" em letras vermelhas. Abaixo, 14 opções de espresso, pingado, carioca, cortado, peccato (café com doce de leite), canelinha (café com canela da Índia) e moka em letras pretas. Ao lado de cada item, o preço em R$.
(Fim da descrição/ Foto descrita por Mimi Aragón)
 

(Descrição da foto)
Sorridente, Felipe confere o cardápio com fonte ampliada. De pele morena, cabelos pretos e camiseta verde e branca de mangas curtas, ele está sentado a uma mesa da Gramado Gourmet - chocolate.café. Sobre ela, um pequeno tabuleiro de damas, um açucareiro e guardanapos de papel. Ao fundo, de costas, uma atendente entre uma estante de livros e um armário com taças, garrafas, copos e embalagens de chá.
(Fim da descrição/  Foto descrita por Mími Aragón)
(Descrição da foto)
O interior da loja Gramado Gourmet - chocolate.café. Em primeiro plano, abaixo e à esquerda, um balcão sustenta 15 compoteiras cheias de trufas e três garrafas de bebida fechadas. À esquerda, um atendente atrás de um balcão refrigerado que expõe doces e salgados. À direita, duas estantes repletas de barrinhas de chocolate e embalagens de gulosiemas. No centro, ao fundo, a estante com livros, o armário de louças e outro balcão em frente a dois refrigeradores.
(fim da descrição/ foto descrita po Mimi Arágón)

 

(Descrição da foto)
A fachada da Gramado Gourmet - chocolate.café. No centro da foto, tirada do outro lado de uma avenida dividida por um canteiro, a loja está instalada no térreo de um prédio residencial com dois andares. A entrada envidraçada é protegida por duas portas de grade, que estão abertas, e decorada com oito vasos altos. Um toldo marrom exibe duas vezes as palavras CHOCOLATE.CAFÉ escritas em branco. Vizinhas à loja, uma farmácia, à esquerda, e uma butique infantil, à direita.
(Fim da descrição/ Foto descrita por Mimi Aragón)

2 comentários:

  1. Muito bom o relato Felipe e já levei pro face!

    ResponderExcluir
  2. Gramado Gourmet - chocolate.café15 de setembro de 2012 às 19:26

    Felipe, realmente pequenas atitudes para alguns podem fazer grande diferença para outros. Para nós é sempre um grande prazer a presença de vocês aqui em nossa cafeteria. Abraços, equipe Gramado Gourmet - chocolate.café.

    ResponderExcluir