sexta-feira, 20 de junho de 2014

A minha Copa do Mundo!!

Desde meus seis anos acompanho futebol com muita atenção e apreço não por torcer por algum time, mas sobretudo por gostar muito desse esporte tão encantador e emocionante. Nessa época, lá por 1988, a seleção da Holanda venceu a Eurocopa com grandes jogadores como Gullit e Van Basten, e com um excelente futebol conquistou também minha simpatia. Por outro lado, a partir da Copa do Mundo de 1990 tenho participado intensamente dos mundiais assistindo a todos os jogos possíveis. Sempre quis ver um jogo de copa dentro do estádio, mas naquela época isso parecia meramente um sonho distante, até que o dia 18 de junho de 2014 chegou.
Quando eu ainda era criança sonhava em estar no estádio participando daquela festa nem sabia bem como, mas queria ao menos uma vez entender como era estar vendo um jogo de copa do mundo. Mesmo não podendo ir a nenhuma das edições realizadas fora do Brasil,me sentia parte da copa por assistir a todos os jogos, colecionar álbuns e figurinhas dos mundiais, registrar no papel todos os placares e fichas técnicas dos jogos, e por fim, participar de diversos bolões tentando acertar o resultado das partidas, algo bem comum para muitos jovens que gostam de futebol.
O tempo foi passando, o Brasil ganhou duas copas e eu continuei torcendo para a Holanda - ainda que jogue como nunca e perca como sempre -, e mesmo depois de adulto continuei sendo um grande fã de futebol e das emoções que os mundiais de futebol proporcionam. Tudo isso começou a se tornar real quando a copa chegou ao Brasil. Nunca achei que uma Copa do Mundo em nosso país fosse uma boa ideia, bem como não acho que não fazer resolvesse as mazelas da nação.
Muita gente com visão mais limitada do que a minha que é de 10%, ainda acha que gostar de futebol e festejar esse evento no seu país é sinal de alienação. É verdade que muitos recursos foram empregados equivocadamente e pelo que notamos, com atraso e com falta de qualidade. Mas também é verdade que é tolice pensar que não fazer a copa traria saúde, educação, segurança e outras necessidades com uma varinha de condão. O mal e o bem do Brasil não são culpa da FIFA, mas de nós mesmos que não sabemos cada um de nós como fazer uma nação.
Já que ficou decidido que o mundial de 2014 seria no Brasil, eu não ficaria de fora dessa festa e tentei comprar ingresso na primeira remessa de venda, mas não fui sorteado. Tentei novamente, dessa vez sabendo que a Holanda jogaria contra a Austrália em Porto Alegre e no dia do meu aniversário, aquilo sim seria um dos maiores presentes da minha vida. Depois de alguma angústia e de reservar umas economias a mais acabei sorteado na segunda etapa e desde então me preparei para esse grande momento. Mais que isso, além de tudo ainda seria retornar a um estádio de futebol junto com meu pai, já que cada um de nós torce para um time e isso inviabilizaria ficarmos na mesma torcida se não fosse em um jogo de Copa do Mundo.
Tão legal quanto ir ao jogo, foi retomar a ideia de sair de casa com meu pai e ir caminhando até o estádio, tomar uma cerveja e comer um cachorro-quente ao sol esperando começar a partida. Isso pode~parecer uma coisa simples, mas para quem curte futebol esse é um programa e tanto ainda mais estando com seu pai junto.
Eu precisaria de mais uns vinte textos para tentar explicar o que eu senti no momento em que ingressei no perímetro reservado aos torcedores e começamos a viver todo aquele evento. A partida em si acaba sendo algo secundário perto da grandiosidade daquele espetáculo. O mais impressionante foi ver torcedores dos dois times confraternizando como se estivéssemos todos em uma festa cujo resultado do jogo seria o menos importante e apenas um pretexto para celebrar a alegria de estar junto e de partilhar culturas e experiências diferentes.
Mesmo falando um inglês bem complicado e macarrônico consegui me comunicar com muitos holandeses e australianos, até porque todo mundo entende a linguagem do sorriso e da felicidade. Foi muito legal festejar antes, durante e depois do jogo com toda aquela galera determinada a fazer de cada instante a perpetuação da alegria mesmo tendo ganho ou perdido o jogo. Foi tudo tão sensacional que houve um momento em que pensei que a minha vida estivesse resumida a tudo aquilo, como se eu não tivesse tido um passado, não fosse ter um futuro ou que existisse mais no mundo do que aquilo que eu estava vivendo. 
O jogo em si também foi fantástico, com grande qualidade técnica e muitas alternativas nos placares. Não foi nem um pouco monótono e a Holanda acabou tendo muitas dificuldades para vencer a Austrália em um emocionante 3 a 2. Foi uma partida com todos os elementos possíveis, o time que não era favorito começou na frente, depois os holandeses empataram sem que os australianos desistissem de ir para o ataque. No fim, a tradicional camisa laranja pesou e os australianos acabaram perdendo mesmo jogando melhor.
Assistimos o jogo atrás de uma bandeirinha de escanteio e do terceiro andar do Beira-Rio. Embora não fosse muito perto do campo a visibilidade era muito boa para quem enxerga bem. Para mim tanto fazia estar naquele lugar ou mais perto porque eu não veria tudo de qualquer jeito. Ainda assim, conseguia enxergar razoavelmente bem até a intermediária do gol onde eu estava, pois não via com nitidez, mas acompanhava os movimentos.Aquilo que eu não via o rádio me informava e assim eu consegui entender a tudo muito bem.
O que alguém que não enxerga faz em um estádio de futebol? eu ouvi muitas vezes essa pergunta. Se pensarem bem, mesmo quem tem visão perfeita usa seu rádio para saber o que acontece pois nem tudo se consegue ver, e o mais legal de estar em uma partida de futebol é partilhar de toda aquela sensacional energia positiva que emana, e lhes digo que nunca houve e nem haverá no mundo todo uma emoção tão impressionantemente inesquecível quanto um estádio inteiro gritando e comemorando um gol.
É por isso tudo e mais as coisas que eu não consigo explicar com palavras, que ter passado meu aniversário em um jogo de Copa do Mundo foi das maiores emoções da minha vida, momentos que nunca mais irão abandonar meus pensamentos e que poderei contar por muitos anos com a mesma alegria de quem vive cada instante cada vez que resgata as sensações de sua memória. Feliz daquele que sempre tem boas histórias pra contar, feliz eu, que faço parte dessa turma.


Foto colorida no estádio Beira-Rio. Sorridente à direita da foto. visto sobre moletom preto uma camiseta laranja com gola V da seleção holandesa de futebol. Nas mangas, duas listras pretas na vertical, e do lado esquerdo do peito e também em preto o emblema da Federação Holandesa de Futebol. Ao fundo, o campo de jogo e as arquibancadas ensolaradas com milhares de torcedores.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário