quinta-feira, 28 de maio de 2015

AUDIODESCRIÇÃO E AS INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO


O curso se propõe a instrumentalizar educadores e demais interessados a utilizar o recurso de audiodescrição como mais uma das possíveis formas de acessibilidade de conteúdo cultural e educacional a pessoas com deficiência. A audiodescrição torna possível que pessoas com deficiência, sobretudo, às cegas e com baixa visão, tenham acesso a todo tipo de conteúdo audiovisual, diante da peculiaridade de cada produto. Cada vez mais a audiodescrição é utilizada com diferentes finalidades, e estar preparado para operar com essa ferramenta pedagógica e de acessibilidade é fundamental.

Objetivos: Conhecer a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, a legislação brasileira sobre acessibilidade e audiodescrição, as regras brasileiras e estrangeiras para audiodescrição; Compreender as potencialidades da audiodescrição e sua relação com a Educação na ampliação do acesso à cultura por pessoas com deficiência visual; Analisar a audiodescrição em diferentes ambientes formatos, tais com em imagens estatísticas, cinema, teatro, espetáculo de dança e eventos ao vivo; Dialogar sobre as intersecções da audiodescrição com a educação em diferentes níveis de formação do sujeito.

Público-alvo: Educadores, profissionais de áreas a fins e demais interessados em acessibilidade e inclusão educacional.

Programa: Conhecendo a audiodescrição: o público-alvo, a potencialidade na ampliação do acesso à cultura por pessoas com deficiência visual, a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, as regras brasileiras e estrangeiras sobre audiodescrição: roteirista, narrador e consultor, as diferentes atribuições e habilidades necessárias. Audiodescrição em diferentes ambientais culturais: imagens estáticas, cinema, teatro, espetáculos de dança e a intersecção com a educação em diferentes níveis de formação.

Modalidade: Presencial

Local: ULBRA Canoas     Prédio: A definir     Sala: A definir

Período: 13/08 a 19/11/2015

Horário: Quintas-feiras das 19h00min às 21h00min.

Carga horária: 60h/aula

Investimento: R$ 480,00

Vagas: 30

Ministrante: Prof. Felipe Leão Mianes– Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande (2003). Tem experiência na área de História do Rio Grande do Sul e história cultural. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Linha de pesquisa Estudos culturais em Educação. Doutor em Educação pela UFRGS, orientado pela Profª Dra Lodenir Becker Karnopp. Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona. Pós-doutorando em Educação pela ULBRA. Realiza pesquisas com ênfase nos campos de estudos sobre currículo, políticas educacionais, acessibilidade, narrativas de pessoas cegas ou com baixa visão, Audiodescrição e Estudos sobre Deficiência.

Maiores informações  e inscrições no Espaço Extensão e Cultura, localizado no saguão do prédio 6, através do fone/fax (51) 3477.9103 ou ainda pelo e-mail extensaoecultura@ulbra.br e pelo site: www.ulbra.br/extensao.
inscrições no Espaço Extensão e Cultura, localizado no saguão do prédio, através do fone/fax (51) 3477.9103 ou ainda pelo e-mail extensaoecultura@ulbra.br e pelo site: www.ulbra.br/extensao. - See more at: http://ulbra.br/imprensa/noticia/acontece/3329/ulbra-canoas-promove-curso-de-audiodescricao/#sthash.ddyxBToj.dpuf
inscrições no Espaço Extensão e Cultura, localizado no saguão do prédio, através do fone/fax (51) 3477.9103 ou ainda pelo e-mail extensaoecultura@ulbra.br e pelo site: www.ulbra.br/extensao. - See more at: http://ulbra.br/imprensa/noticia/acontece/3329/ulbra-canoas-promove-curso-de-audiodescricao/#sthash.ddyxBToj.dpuf


Nenhum comentário:

Postar um comentário