sábado, 27 de julho de 2013

Entrevista ao Programa Primeira Pessoa

Fiquei muito feliz por ter sido convidado a participar do programa Primeira Pessoa da TVE/RS, até porque, muitas vezes eu o assisto. Foi uma entrevista descontraída e muito agradável. Contei um pouco da minha vida, de algumas histórias engraçadas e outras nem tanto. Falei de minhas pesquisas e do meu envolvimento com a audiodescrição, sem deixar de lado meus projetos futuros, dentre os quais, meu doutorado sanduiche em Barcelona que começa em setembro.
Acho muito importante que nós pessoas com deficiência também sejamos convidados a esses programas para contar um pouco de nossas trajetórias. Não sei se eu fui ou sou a pessoa mais indicada para isso, mas fiz o possível para tentar demonstrar que não sou só a deficiência que carrego comigo, que tenho ideias, posições definidas e projetos de vida que vão além do que muitos podem imaginar. Além disso, acho fundamental as iniciativas tomadas pelas redes públicas de televisão de dar voz às pessoas com deficiência. 
O programa vai contar também com audiodescrição na abertura e no encerramento, o que já é um avanço bem interessante em termos de acessibilidade, graças aos louváveis esforços de parte da produção do programa. Creio que seja imprescindível que haja AD não apenas em um programa que há um convidado com deficiência visual - afinal, cegos e baixa visão não se interessam somente por esses assuntos. É necessário também, que a audiodescrição chegue ao programa como um todo e não só a uma parte.
Espero que um dia os diretores e executivos de redes de televisão se sensibilizassem e não achassem que audiodescrição é algo desnecessário ou supérfluo. Lutamos para que esses profissionais levem em conta que no Brasil existem 45 MILHÕES de pessoas com deficiência no Brasil, e que isso não pode ser desprezado. Um dia essas pessoas hão de entender que acssibilidade não é beneficio, é um DIREITO.
Minha entrevista também serviu para isso, para levar o estandarte da acessibilidade para o maior número de pessoas possível. Espero que todos possam assistir e tomara que vocês gostem, pois eu adorei, foi sem dúvida algo incrível. Não sei se todos vão gostar das minhas ideias ou das coisas que eu disse, mas gostaria muito que pudessem assistir e depois comentar comigo o que acharam.
Não vou dar mais detalhes dos assuntos que tratei na entrevista para não estragar a surpresa, mas garanto que tem coisas inéditas inclusive revelações que nem mesmo amigos mais íntimos sabiam.  Assim, acho que seria bem legal se todo mundo ficasse ligado.
O programa vai ao ar na segunda, dia 29/07, com reprise no sábado 03/08 às 15h30 e às 23h30min.
Conto com a audiência de todos!!!!!













Para mais informações e detalhes sobre o programa:
http://www.fcp.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=83&id=1669

Nenhum comentário:

Postar um comentário