terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dá pra entender... Só isso?!

Desde os anos 1960 as lutas pelos Direitos Humanos e a eclosão dos movimentos sociais reivindicando direitos outrora sonegados ou impensados, muitos grupos considerados minoritários passaram a conquistar direitos, como o voto feminino, as ações afirmativas e não-racistas, por exemplo.
Demorou um pouco mais, mas, nos anos 1990 o Brasil passou a estabelecer em sua legislação uma série de novas medidas garantindo os direitos de acessibilidade às pessoas com deficiência. Ainda assim, não há uma correlação direta entre a promulgação da lei e seu cumprimento. Ainda assim, é melhor tê-las do que apenas querê-las. Mesmo porque, nesse caso não foi algo que emanou dos movimentos sociais para direcionar uma legislação, e sim, o contrário, mais por pressão midiática do que por um consenso social.
Seja como for, excetuando-se louváveis iniciativas isoladas e individuais, a adequação à acessibilidade ocorre por conta do politicamente coreto, dos incentivos fiscais ou da mão firme – nem tanto – da lei. Isso faz com que a acessibilidade e ainda mais quando se trata dos ambientes culturais seja ainda algo incipiente.
Mesmo assim, é inegável o avanço cada vez maior da acessibilidade em cumprimento à legislação existente. Então, já demos um grande passo, já consolidamos uma posição da qual dificilmente seremos tirados, afinal, pra frente é que se anda – ou não.
Um desses recursos de acessibilidade e ao mesmo tempo produto artístico disponível aos sujeitos com deficiência visual é a audiodescrição. Há poucos meses entrou em vigor uma lei na qual a televisão brasileira é obrigada a exibir no mínimo duas horas semanais de audiodescrição na TV, tempo que vai aumentando progressivamente com o passar do tempo.
Diante disso, é perceptível o número de iniciativas de filmes, teatros, exposições e tantas produções culturais com audiodescrição, o que é algo muito salutar e pelo qual devemos continuar lutando, mas, será que é só isso? Não sei se é uma questão de mercado ou boa vontade, mas para muitos fazer audiodescrição é só chegar descrever as imagens colocar uma voz bonitinha e pronto.
Por outro lado, assistindo a uma exibição de material audiodescrito notei que houve certa conformidade em “entender” o filme. Ás vezes eu mesmo me vejo sendo crítico em demasia, mas acho que devemos dar um passo à frente, feliz com o conquistado, mas, olhando adiante, querendo sempre mais, é assim que se vai rumo ao que parece impossível.
Agora que a audiodescrição é uma conquista consolidado na forma da lei, chegou a hora de pensarmos no próximo passo, exigirmos que esses sejam produtos de qualidade e feito por gente especializada. É irritante ver um filme mal audiodescrito, perde-se paciência, perde-se o sentido do filme, o sentimento, as nuances, enfim, evapora o sentido artístico.
Acho também que só entender, é avaliar por baixo as audiodescrições, quando sabemos que existem produtos muito bem feitos por ai. Não quero mais viver das migalhas que me concedem, do cumprimento da lei, de entender o filme, quero partilhar de suas belezas e imperfeições ter produto de qualidade, e não um remendo pra cumprir leis.
Não quero mais que me concedam um direito, não quero que me dêem um produto remendado, quero uma calçada bem feita, letra ampliada sem borrão e uma audiodescrição de qualidade, que contemplem meu direito a excelência artística, afinal, entender é pouco, perto do sentir e do admirar. Como diz o cancioneiro roqueiro: “quero inteiro e não pela metade!”

Um comentário:

  1. Felipe,
    Concordo inteiramente contigo. Penso que nao basta nos contentarmos com "migalhas", com esmolas. Queremos inclusão de verdade. Audiodescrição com qualidade. Calçadas decentes. Material ampliado de qualidade.
    Inclusão nao como palavra da moda, algo "bonito" ou politicamente correto, mas como uma realidade de fato. Estou contigo nessa!! Parabéns!
    Abraço Mariana

    ResponderExcluir