domingo, 21 de dezembro de 2014

Gratidão ad eternum

Todos os anos escrevo textos refletindo sobre o natal ou sobre o ano novo, mas agora isso não foi possível diante dos compromissos que tenho em terminar minha tese. Por outro lado, creio que um dos principais propósitos dessas festas de fim de ano é demonstrar gratidão por todas as pessoas ou coisas que nos fazem bem. Unindo essa ideia com meu trabalho, decidi publicar os agradecimentos que irão constar em minha tese, e agradecer a todos que de algum modo me ajudaram a concluir essa etapa tão importante na minha vida.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a mim mesmo pelo tempo, dedicação e perseverança que aprendi a ter durante essa caminhada, além de tantas outras coisas que conquistei nesse período. Em seguida e não menos importantes, à todas as pessoas cegas e com baixa visão do mundo, pois foram elas que me inspiraram a realizar essa tese e que me mantém forte para continuar na luta pelos nossos direitos.
À meus pais Nivaldo e Rosane Mianes, que são meus exemplos de conduta pessoal e, mais do que isso, desde sempre me ensinando a ter autonomia e responsabilidade, não vendo na deficiência um problema e sim um mundo de possibilidades. Muito grato aos demais familiares que de algum modo contribuíram para essa trajetória percorrida.
Meu agradecimento mais do que afetuoso para minha orientadora Lodenir Karnopp, uma pessoa sensacional com quem aprendi tantas coisas sobre a vida. Além das orientações, indicações de leituras, sugestões de escrita, “puxões de orelha” e elogios, contigo aprendi que pode haver afeto e poética na academia. Como diz o cancioneiro: “se alguém/ já te deu a mão e não pediu mais nada em troca/ pense bem/ Hoje é um dia especial..”, pois fizeste de cada dia desses últimos seis anos - entre mestrado e doutorado - um dia especial. Muito, muito obrigado!
Com muito respeito e afeto, sou grato a todos os colegas que tive no PPGEDU, sobretudo, aos que estiveram comigo em nosso grupo de pesquisas por todas as contribuições diretas e indiretas ao meu trabalho. Obrigado também a todos os professores que tive a chance de ser aluno e daqueles que mesmo não sendo, ainda assim me ensinaram tanto.
Especialmente à Janete Muller e Graciele Kraemer, que desde sempre estiveram ao meu lado estabelecendo uma sólida e bela parceria acadêmica, na leitura e pareceres sempre qualificados sobre minhas pesquisas. Obrigado pelo tempo e dedicação despendida, além da qualidade das observações de vocês, me fez crescer muito como pesquisador e como sujeito. Espero poder continuar privado de suas amizades e parcerias profissionais.
Muito obrigado aos profissionais do Programa Incluir, que durante tanto tempo me acolheram e me disponibilizaram todos os materiais e estrutura de acessibilidade que precisei durante todo o período. À Adriana Thoma pela amizade, carinho e parcerias de sempre – inclusive as de além mar -, às amigas bolsistas Thayse Benedet, Bianca Peixoto e demais que sempre foram atenciosos comigo. Obrigado Fabiana Guedes, por teu trabalho, por teus conselhos e pela amizade. Também agradeço especialmente à Liliane Birnfeld, que fez a pergunta que mudou a minha vida, no dia em que entrei pela primeira vez no incluir sendo recebido com a pergunta: “do que você precisa?”, e também por todo carinho e dedicação de sempre.
À Patrícia, que esteve comigo durante grande parte dessa trajetória me apoiando tanto quanto possível, meus sinceros agradecimentos. Aos amigos Carlos Ely, Juliano Dobertein e Fernando Becker, pelas conversas edificantes e inspiradoras de novas possibilidades de reflexão. Ao saudoso MAQ e a todos aqueles que nos deixaram, mas que continuam me inspirando a ser e a fazer.
Agradeço à Lisandra Correa, amiga muito especial que sempre me faz pensar em nossas conversas, e que é um exemplo de conduta e conhecimento para todas as pessoas cegas e com baixa visão. Grato pelos conselhos, e saiba que minha tese ficou mais rica com tua ajuda.Muito obrigado Mariana Baierle, minha ‘maninha’ mais nova, com quem tenho o privilegio de conviver e aprender cotidianamente. Tua amizade é muito importante para mim em todos os sentidos, e que seja ad eternum. Queridos Rafael Giguer e Ariane Kravczyk obrigado pelos conselhos pessoais e profissionais tão pertinentes e, claro, pelos debates sobre nossa condição de baixa visão.
Tenho certeza de que não escrevi a tese sozinho, e sim com a ajuda de todos que foram aqui mencionados. Fica minha gratidão e felicidade por ter um pouco de cada um de vocês em meu trabalho. Sinto-me lisonjeado por terem cruzado meu caminho. Continuemos lutando juntos pelo direito a ser diferente, e por um mundo onde mais importante do que enxergar, seja aprendermos a ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário